Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIRETORIA DO SECSUL PARTICIPOU DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE EM SALVADOR











Na quinta-feira (27) de maio de 2010, foi iniciada a II Conferencia Estadual do Trabalho Decente, evento que busca avaliar os avanços das iniciativas do Governo para qualificação das relações de trabalho na Bahia, tais como o Programa Bahia do Trabalho Decente, que vem efetivando o diálogo entre governo, empregadores e trabalhadores. Dentre os principais temas discutidos no evento estão: Saúde e Segurança do Trabalhador, Trabalho Doméstico, Juventude, Promoção da Igualdade Pessoa com Deficiência, Erradicação do Trabalho Escravo, Empregos Verdes, Promoção da Igualdade Gênero e Raça e Serviço Público. No primeiro dia da Conferência, o economista da SEI Luiz Chateaubriand compôs o grupo de trabalho que discutiu a Promoção da Igualdade Gênero e Raça.Chateaubriand fez uma análise sobre desigualdade de raça e gênero no mercado de trabalho na Bahia e na Região Metropolitana de Salvador, utilizando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), respectivamente. De acordo com o economista, os dados revelam que a desigualdade vem diminuindo tanto na RMS quanto no estado, porém, as ações do estado devem continuar sendo desenvolvidas no intuito de criar mais oportunidades e melhorar a condição do trabalho na Bahia.Entre as propostas discutidas no evento, que prosseguiu até esta sexta-feira (28), esteve o incentivo fiscal às empresas que trabalham com reciclagem, campanhas de mobilização e de conscientização para prevenir e combater o trabalho escravo e ampliação de cursos de qualificação para o trabalhador doméstico.A Agenda Bahia do Trabalho Decente é uma iniciativa pioneira e se apóia no conceito definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), do trabalho remunerado adequadamente, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. De acordo com a diretora da OIT, Laís Abramo, o Brasil está comprometido com o Trabalho Decente desde 2003. A Bahia foi o primeiro estado a implantar a proposta para a realidade local e a se preocupar com a construção da Agenda do Trabalho Decente.





sexta-feira, 21 de maio de 2010

INFORMATIVO DA COMISSÃO DE SAÚDE DO TRABALHO

Em 28 de abil de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhdores. A tragédia marca a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho institui o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em menória aos trabalhadores que perderam sua vida nesse acidente. A história nos mostra que as relações e as condições de trabalho pouco tem favorecido a preservação e a promoção da saúde dos trabalhadores.
No Brasil em 2005, foi instituído esse dia como Dia Nacional em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trabalho, mas além desse dia para lembrar o sofrimento desses trabalhadores, o nosso país possui leis que regulamentam as coindições de trabalho. São as conhecidas Normas Regulamentadoras ou NR's.
Sendo que as Normas Regulamentadoras visão a prevenção, o Brasil não tem muito a comemorar, pois as estatísticas oficiais mostram um número consideravelmente grande de trabalhadores afastados por acidentes ou doenças do trabalho.
O não atendimento as condições mínimas de trabalho gera prejuízo econômicos e sociais que vão muito além de pesquisas e estatíosticas. Afinal, como podemos medir o sofrimento de uma família, de um trabalhador que sofre ou adoece pelo seu trabalho?
Não existe forma para medir esses sofrimentos, o que existe são medidas de segurança que todos dentro da sociedade, trabalhador e empregador, devem buscar implantar para promoção da segurança e da saúde nos ambientes de trabalho.
Então nesse 28 de abril devemos todos pensar que a única forma de realmente lembrar esses trabalhadores, é denunciar as condições de trabalho que possam acindentar ou adoecer um trabalhador.
Fontes: Ministério da SaúdeAssociação Nacional de Medicina do Trabalho Adital
O QUE SÃO DOENÇAS DO TRABALHO?São doenças geradas pelo exercício de determinada atividade ou profissão e tem relação direta com as condições de trabalho;
O QUE É ACIDENTE DE TRABALHO?É todo o acidente que se verifica pelo exerc´picio do trabalho provocando, direta ou dindiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determinem a morte, a perda total ou parcial, permanente ou temporárias da capacidade de trabalho do trabalhador.
Se você tiver dúvida sobre o seu trabalho procure o SINDICATO/COMSAT que irá orient-a´lo como deve ser adequado o posto de trabalho e também como proceder em caso de adoecimento e necessidade de afastamento do trabalho. Sendo que a COMSAT não possui médico, mkas possui convênios com algumas clínicas.
Então trabalhador, não fique só, fique sócio do sindicato.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Emenda do deputado Paulinho reajustando as aposentadorias em 7,71% foi aprovada no Senado


A Emenda Parlamentar do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que pede que o reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo seja a soma da inflação (INPC) mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto), foi aprovada ontem no Senado. A Emenda, que reajusta as aposentadorias em 7,71%, já havia sido aprovada na Câmara, e agora segue para a apreciação do presidente Lula.

A aprovação só aconteceu depois de muita pressão. Os aposentados ligados à Força Sindical fizeram vigília no Congresso Nacional , desde 2009, para sensibilizar os parlamentares visando a aprovação do aumento real para os aposentados que ganham acima do salário-mínimo e mudanças no fator previdenciário.

Paulinho da Força acredita que o presidente Lula não irá vetar este reajuste. “É uma questão de sensibilidade social reajustar as aposentadorias com valores acima do piso. Os aposentados e pensionistas estão há vários anos sem aumento, com os benefícios corroídos pela inflação ”, afirma. A Medida beneficia 8,35 milhões de aposentados no País, que estão sem aumento real desde 2003.

Vale lembrar que o reajuste digno e a recomposição do poder de compra para os aposentados são bandeiras de luta da Força Sindical e de suas entidades filiadas.

sábado, 8 de maio de 2010

Lupi diz que trabalhador precisa ficar mais tempo com família

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) afirmou que a redução da jornada de trabalho no País demonstraria avanço nas relações trabalhistas. “Sempre fui a favor porque toda sociedade moderna do mundo já pratica menos de 40 horas. A Europa toda pratica 37 horas. Por que não avançar?”, ponderou. O ministro participou, na terça-feira (4), de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Trabalho.

Segundo Lupi, a diminuição da carga horária proporcionará ao trabalhador melhor qualidade de vida. “Acho que se tem que dialogar para que o trabalhador possa arranjar um tempinho a mais e ficar com a sua família”, ressaltou.

Dieese - Nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) destaca que a jornada menor, sem redução de salários, contribuiria para melhorar a distribuição de renda, pois os trabalhadores se apropriariam dos ganhos de produtividade. Além disso, liberaria mais tempo para a qualificação.

Fonte: Blog do Trabalho
blog.trabalho.gov.br

Previdência amplia atendimento na Central 135


A Central 135 passou a contar com 150 postos adicionais de atendimento. Com a medida, a partir da segunda-feira (3) o canal remoto ganhou capacidade para atender cinco milhões de ligações por mês, contra as 4,4 milhões de antes, com acréscimo na capacidade foi de 12,5%.

O número de atendentes passou 1.200 para 1.350, proporcionando maior rapidez no atendimento aos cidadãos que utilizam o canal.

O volume de ligações recebidas pela Central cresceu 16,3% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2009, o canal registrou 16,7 milhões de chamadas, enquanto nos três primeiros meses deste ano o total de ligações recebidas foi de 19,5 milhões.


Serviços - A maioria das ligações foram para fazer agendamento eletrônico. Os benefícios mais requisitados foram amparo assistencial, concedido a idosos e pessoas com deficiência; aposentadoria por idade urbana; aposentadoria por idade rural; e salário-maternidade.


Mais informações:
www.previdenciasocial.gov.br

terça-feira, 4 de maio de 2010

SECSUL CONQUISTA BENEFICIOS AO TRABALHADORES EM EDIFICIOS E CONDOMÍNIOS DE ITABUNA E REGIÃO

CONVENÇÃO COLETIVA SECSUL E SINDCOND

VEJA COMO FICOU SEU PISO SALARIAL COM VIGÊNCIA APARTIR DE 01 DE MAIO DE 2010 A 30 DE ABRIL DE 2011.

PISO SALARIAL NIVEL I- 630,00 REAIS
NIVEL II 610,00 REAIS
NIVEL II 540,00 REIAS

VALE ALIMENTAÇÃO NO VALOR DE R$ 160,00 CONDOMINIO RESIDENCIAS
E COMERCIAS OU MISTO NO VALOR DE R$ 170,00.